Coronavírus: Administração Central divulga medidas de contingência e rotinas de trabalho

17/03/2020 11:20

Prezados(as) estudantes, INFORMO abaixo os recentes encaminhamentos expedidos pela Administração Central da UFSC e pela Direção de Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) acerca do contingenciamento das rotinas de trabalho. Ao final consta um resumo das medidas específicas que serão adotadas pela Coordenação do Curso de Graduação em Meteorologia.

“A Administração Central da UFSC divulgou, na noite desta segunda-feira, 16 de março, as Portarias Normativas nº 352/2020/GR e 353/2020/GR, que dispõem de medidas relativas à rotinas de trabalho e funcionamento da Universidade frente à pandemia do Covid-19.

Os documentos estabelecem medidas em caráter temporário, excepcional e emergencial, com modificações das atividades técnico-administrativas e de docência no âmbito da Universidade.

A Portaria nº 353/2020/GR, estabelece procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas, técnicas e administrativas para atendimento de medidas de contingência, suspendendo as aulas presenciais, o atendimento nos restaurantes e o atendimento presencial nas bibliotecas.

Além disso, estabelece condições de excepcionalidade no funcionamento de atividades docentes e técnico-administrativas. A Portaria contém, ainda, um anexo com um Plano de Contingência para Enfrentamento Institucional do Novo Coronavírus (Covid-19).

A Portaria nº 352/2020/GR estabelece, ainda, que ‘enquanto perdurarem os efeitos desta portaria, somente serão realizados de forma presencial os atendimentos de excepcional relevância institucional, devendo ser priorizado o atendimento telefônico ou por e-mail em todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFSC’.

As medidas incluem a jornada laboral em regime de teletrabalho ou de revezamento, com a elaboração e gerenciamento de um plano de trabalho em regime temporário de teletrabalho. A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) disponibilizará, nos próximos dias, uma página com orientações diversas sobre como utilizar os sistemas e serviços da instituição de forma remota.

Além disso, durante o período em que durar o teletrabalho ou o regime de revezamento, a chefia deverá abonar a frequência dos seus servidores. A rotina temporária permanecerá vigente até que uma normativa posterior a revogue ou disponha de modo diverso, considerando o monitoramento das medidas de saúde coletiva para enfrentamento do coronavírus (Covid-19).”

RESUMO:

Em cumprimento às determinações dos Órgãos de saúde e de regularizações das atividades administrativas, a rotina da Coordenação do Curso de Meteorologia se dará remotamente, através de teletrabalho, nos turnos matutino (das 08h às 12h) e vespertino (das 14h às 18h) pelo e-mail meteorologia@contato.ufsc.br.

O atendimento externo ocorrerá de forma excepcional, após justificativa previamente encaminhada em meio eletrônico e desde que deferida pela Coordenação, que informará a data de atendimento presencial da demanda.

Considerando que, até o momento, não houve suspensão do calendário acadêmico, os(as) graduandos(as) devem manter-se atualizados(as) junto aos Docentes para verificar quais as diretivas de estudos que devem ser adotadas ao longo do período de contingência de trabalho.

Recomenda-se a todos(as) que acompanhem, diariamente, as notícias sobre as atividades acadêmicas no site oficial da Instituição (https://ufsc.br/), bem como no site desta Coordenação (https://meteorologia.grad.ufsc.br/), mantendo atualizada a caixa de e-mail para eventuais comunicados a ser expedidos pelos Setores Administrativos.