Meteorologia na UFSC
O curso de Graduação em Meteorologia da UFSC teve início em 2012.
A Meteorologia é uma ciência física aplicada que estuda os processos que governam o comportamento da atmosfera e suas interações com a superfície da Terra e, em especial, com o oceano. Os estudantes de Meteorologia aprendem como prever os eventos meteorológicos e como entender as mudanças climáticas. A Meteorologia tem como objetivo também compreender e prever os fenômenos atmosféricos empregando as equações clássicas da física e ferramentas matemáticas e computacionais.
Recentemente vários eventos meteorológicos e climáticos extremos têm afetado o Brasil e, em particular, muitos destes eventos ocorreram no estado de Santa Catarina: enchentes, tornados, precipitação de neve e granizo, ciclones e o furacão Catarina. O meteorologista tem papel fundamental no entendimento e previsão destes eventos.
O Curso de Meteorologia da UFSC é estruturado tendo como disciplinas das primeiras fases aquelas que proporcionarão a base do conhecimento para a compreensão dos processos atmosféricos complexos: Física, Cálculo e Computação. Nas fases posteriores os conhecimentos de termodinâmica são aplicados para estudar a formação e desenvolvimento das nuvens e da precipitação; a física da radiação, para compreender as estruturas térmicas da atmosfera e o estabelecimento de métodos para observação e medidas dos fenômenos atmosféricos; os princípios da dinâmica dos fluidos são estudados visando o entendimento da movimentação dos sistemas meteorológicos que determina o tempo e o clima em todas as escalas. Todos esses processos são diagnosticados via ampla utilização de técnicas computacionais.